CAIXA CULTURAL SALVADOR DIVULGA PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA DE JUNHO

Agenda reúne contação de histórias, inclusão digital, danças,
teatro e oficinas diversas

Cena de “Saudades João”, que estará em cartaz em junho na CAIXA Cultural. (Foto: Vaner Casaes)

A CAIXA Cultural Salvador traz, no mês de junho, atividades diversas. A programação apresenta inclusão digital, oficinas, danças, teatro e contação de histórias, na agenda do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no site da CAIXA Cultural.

Nos dias 07, 14, 21 e 28, das 10h30 às 12h e das 15h30 às 17h, acontece a Inclusão Digital realizada pela equipe do programa educativo CAIXA Gente Arteira. A atividade pretende inserir os participantes no universo digital, com a exploração de ferramentas e funções disponíveis nos celulares e internet, além de promover a interação social do grupo. São oferecidas 20 vagas por turma para interessados com mais de 60 anos.

Para os interessados em contação de histórias, a programação contempla dois momentos encantadores. Nos dias 01, 02, 08, 09 e 15/06, das 10h às 11h, o público acompanha a aventura de duas crianças, Cauã e Inaê, em busca do seu animal de estimação. A história, intitulada Tapajós, de Fernando Vilela, passa-se em uma região caracterizada por duas estações ao ano: o inverno, quando chove muito, e o verão, período de seca. Esses dois climas interferem no nível da água e a população às margens do rio se muda de acordo com a estação. A classificação é livre.

Já nos dias 16, 22, 23, 29 e 30/06, das 10h às 11h, a história contada é a do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O livro Luiz Rei, da autora Jacqueline Meire, traz biografia e curiosidades sobre o músico que se transformou em um ícone nordestino. A atração proporcionará experiencia sensorial às crianças por meio de uma bela percepção musical com sons de instrumentos usados por Gonzaga como sanfona, triângulo e zabumba. Classificação livre.

No dia 08/06, das 14h às 16h, a equipe do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira ministrará a oficina Fazendo chover, que tem como objetivo a produção do pau de chuva, um instrumento indígena que emite som próprio. Durante a oficina, as crianças serão guiadas em um passo a passo divertido e educativo para construir seus próprios paus de chuva, utilizando materiais simples e acessíveis, como tubos de papelão, arroz, feijão, tecido e outros itens recicláveis. Um estimulador da criatividade ensina sobre ritmo, musicalidade e timbres, além do reaproveitamento de materiais recicláveis e cuidado com o meio ambiente. Para crianças de 6 a 11 anos.

Outro momento divertido para os pequenos é a oficina Pedrinha Miudinha, no dia 02/06, das 14h às 16h. As crianças aprendem sobre a origem das pedras, sua diversidade e como respeitar o meio ambiente ao coletá-las de maneira responsável. Além disso, a oficina estimula o desenvolvimento da criatividade e da expressão artística. Ao criar obras utilizando pedras, os pequenos são desafiados a pensar de forma inovadora, explorar diferentes texturas, formas e cores, e a experimentar novas técnicas artísticas. Classificação de 5 a 11 anos.

No dia 01/06, das 14h às 17h, Caíque Melo, Mestre em Dança, conduzirá a oficina Vogue, com a House Of Tremme. O Vogue, além de um estilo de dança, é um movimento que reafirma a identidade de gênero e a sexualidade, e um poderoso veículo de expressão individual, empoderamento, celebração da diversidade e visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+.

Nesta oficina, ocorrerá uma explanação teórica sobre a origem do Vogue e a sua evolução. Após, será iniciada a prática corporal, não apenas para a internalização dos movimentos, mas também para reconhecer o corpo como uma ferramenta política e de aprendizagem. Serão oferecidas 30 vagas. Classificação a partir de 18 anos.

Já no dia 09 de junho, das 14h às 15h45, a oficina Quadrilha junina para a criançada, conduzida pela professora Caroline Marins, promove uma imersão educativa na cultura popular. As crianças aprenderão as coreografias de quadrilha junina que desenvolvem habilidades motoras, coordenação e ritmo, além de respeito, cooperação e trabalho em equipe próprios da dança coletiva. Um momento de diversão e aprendizado através dessa marcante atração dos festejos juninos.

Serão oferecidas 12 vagas para crianças de 5 a 11 anos, conforme segue:

  • 14h às 14h45 – Quadrilha para crianças de 5 até 7 anos
  • 15h às 15h45 – Quadrilha para crianças de 8 até 11 anos

Na sequência, no dia 15, das 14h às 17h, ocorre a oficina de Roteiro para Cinema, com Vilma Carla Matins. A oficina de roteiro cinematográfico irá abordar uma introdução ao processo de criação de histórias para o cinema, desenvolvendo suas habilidades de escrita criativa, estrutura narrativa e expressão artística. Serão oferecidas 30 vagas e a classificação é para interessados a partir de 16 anos.

No dia 16/06, das 14h às 17h, acontece a oficina Direção de Arte, com a condução da diretora de arte e cenógrafa, Carol Tanajura. A atividade visa desenvolver a capacidade de pensar a estética de filmes e sua projeção visual, como produção de cenários e elementos de cena. Durante as aulas será desenvolvida uma proposta conceitual a partir da realidade dos participantes. Serão oferecidas 30 vagas. Classificação a partir de 16 anos.

No dia 22/06, das 14h às 17h, a oficina Entre a palavra y o gesto propõe uma reflexão sobre a inclusão da experiência de padrões que não foram privilegiados pela determinação branca e sua cisgeneridade. Reconhecer e valorizar a vivência de todos os corpos é um passo fundamental para promover a equidade e a justiça social, além de possibilitar a plena realização do potencial humano em toda a sua diversidade. A atração será conduzida pela artista da cena, da palavra e do corpo, Joa Assumpção. Serão oferecidas 30 vagas e a classificação é a partir de 18 anos.

Seguindo a programação junina dançante, no dia 23/06, das 15h às 17h, a CAIXA Cultural Salvador realizará a oficina Dançando Forró, com o intuito de ampliar os conhecimentos e promover a diversão, a musicalidade e a valorização dessa manifestação cultural e tradicional, além de utilizar a expressão corporal como um recurso de aprendizagem.

Oficina conecta expressão corporal às tradições nordestinas. (Foto: Jooow Films)

O professor e dançarino Alisson George conduzirá o envolvimento com o ritmo que conecta os alunos às tradições culturais nordestinas, promove interação social, desperta emoções positivas e estimula a expressão individual. Serão oferecidas 30 vagas para interessados a partir de 16 anos.

Finalizando sua programação junina, a CAIXA Cultural Salvador promove nos dias 29 e 30, das 10h às 11h30 o Encontro para educadores Saudades João. Será uma oportunidade de explorar como a peça não apenas conta uma história, mas também serve como uma ferramenta para a disseminação das tradições nordestinas. O diretor discutirá como elementos culturais, a exemplo da música, dança e símbolos típicos dos festejos juninos foram integrados de maneira autêntica e significativa na produção.

Além disso, o encontro abordará temas cruciais como a importância de incluir manifestações culturais regionais no currículo escolar, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural dos alunos e para o reconhecimento da diversidade cultural brasileira. Serão oferecidas 70 vagas com classificação a partir de 18 anos.

Também nos dias 29 e 30/06, das 15h às 16h30, o espetáculo Saudades João conta como o jovem João atravessa a dor do luto após a perda de seu avô. Na sua fuga da saudade e tristeza ele acaba transportado para um novo mundo chamado Reino de Brodogo, lugar em que um mago tirano proibiu os festejos de São João. Durante a trajetória de João a amizade e o desejo de liberdade os livrarão das dores e da opressão. O enredo conta com muitos elementos da cultura nordestina. Serão oferecidas 70 vagas e a classificação é livre.

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira: 

O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira também oferece visitas mediadas para grupos escolares e de diversas instituições. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail caixaculturalsalvador@caixa.gov.br, ou pelo telefone (71) 3421-4200.

Serviço:

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes 57, Centro
Horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30 
Acesso a pessoas com deficiência
Inscrições gratuitas: Site da CAIXA Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close