Beleza, cores e representatividade: exposição artística “Plantações de Autoestima” estreia no Dia da Consciência Negra

Sagaz e Pipino | Foto: Carol Garcia

Beleza, cores e representatividade: exposição artística “Plantações de Autoestima” estreia no Dia da Consciência Negra

Sagaz e Pipino | Foto: Carol Garcia

Abrindo a programação do Curto Circuito das Artes, no dia 20 de novembro, a exposição dos artistas visuais baianos Sagaz e Pipino traz como mote inspiração em cores, agricultura familiar e representatividade. Estará aberta até 10 de janeiro e oferecerá oficinas de Graffiti e outras técnicas artísticas.

No Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a segunda edição do Curto Circuito das Artes estreia para o grande público com a exposição artística “Plantações de Autoestima”, idealizada pelos graffiteiros, artistas plásticos e visuais Sagaz e Pipino. No dia da abertura, haverá vernissage com discotecagem do DJ Bandido e intervenção artística dos bailarinos Ícaro Ramos e Ruan Wills. Na mostra, os artistas convidam o público para embarcar no universo de suas produções que trazem simbologias multicoloridas com diversas nuances de representatividade. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de participar de atividades que acontecem em alguns dias enquanto durar a exposição. Com entrada gratuita, a abertura do evento será às 17 horas, na Galeria da Cidade, Teatro Gregório de Mattos.

O Curto Circuito das Artes, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal, chega aos espaços culturais de Salvador entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, com uma programação vibrante e diversificada. Com o objetivo de dinamizar a cena cultural da cidade, o evento traz espetáculos, exposições e residências artísticas que promovem inclusão, diversidade e acesso à cultura. A iniciativa promete envolver e inspirar o público de todas as idades, fortalecendo a conexão com as artes de maneira autêntica e transformadora.

Na exposição, os artistas, juntos, trazem em cada obra uma mistura de inspirações a partir das ruas e da conexão Salvador-Amélia Rodrigues, com suas narrativas pessoais e profissionais unidas através de seus trabalhos anteriores com o Graffiti, expressão artística que é um dos elementos da cultura Hip Hop. Essa união de potencialidades artísticas culminou nas “Plantações de Autoestima”. Pipino, natural do município de Amélia Rodrigues, traz elementos do campo, a beleza natural das cores e das frutas, baseados na valorização do plantio e da agricultura familiar. Já o soteropolitano Sagaz transformou em arte sentimentos relacionados à sua beleza enquanto homem negro, à valorização e empoderamento da mulher negra, aos atravessamentos enfrentados no período da pandemia e às questões de saúde mental.

Para além da representatividade, a arte é usada para expressar as mais variadas emoções. Sagaz revela que “Os sentimentos que tocam o nosso ‘interior’, muitas vezes são negados ou distantes de entendimentos, em que conectamos amores, dores e cuidado. O mergulho profundo no que nos transborda, e nunca foi vivenciado de forma leve, nos faz pensar em como pode ser construído esse autoamor”, completa o artista. Já Pipino afirma que “Este projeto é uma oportunidade única para transmitir uma mensagem profunda e significativa através das artes visuais. É a junção de dois artistas, um da capital e outro do interior da Bahia, com suas múltiplas vivências da arte e do seu respectivo cotidiano”, afirma o grafiteiro.

Os artistas convidam o público para explorar a riqueza de suas produções, que refletem suas experiências pessoais e profissionais, conectando suas histórias e seus sentimentos. A exposição vai além de uma simples exibição de obras; é uma verdadeira celebração da cultura e da identidade negra, promovendo uma reflexão sobre autoestima, inclusão e a importância de valorizar as raízes e a ancestralidade.

Com classificação indicativa livre para todos os públicos, a exposição contará com interpretação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e apoio do ICBIE (Instituto Cultural Brasil Itália Europa). A Exposição Artística “Plantações de Autoestima” terá início em 12, 13 e 14 de novembro com visitação guiada para escolas e instituições. A abertura para o público geral será a partir do dia 20 de novembro, com término previsto para o dia 10 de janeiro. O público poderá acompanhar oficinas de Graffiti e de técnicas artísticas, além de rodas de conversa com os artistas idealizadores. Para saber as datas e horários de cada atividade na Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos, basta acompanhar o perfil do Instagram @producoesnuances.

Serviço

– O quê: Estreia da Exposição Artística Plantações de Autoestima

– Quando: Quarta-feira, 20 de novembro/2024

– Horário: 17h

– Onde: Galeria da Cidade, Teatro Gregório de Mattos

– Quanto: Gratuito

– Dias de visitação: Quarta a Sábado, 14h às 18h

– Classificação: Livre para todos os públicos

– Instagram: @producoesdenuances
Sagaz e Pipino | Foto: Carol Garcia
Sagaz e Pipino | Foto 02: Carol Garcia

Texto: 
Scila Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close