Bahia recebe atletas de 14 estados no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica

Ginastas de 14 estados participaram da abertura oficial do Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Rítmica, realizada na noite desta terça-feira (30), no Centro Panamericano de Judô, em Lauro de Freitas. A noite contou com o desfile das delegações e apresentação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjuntos, além de performances culturais.
As competições começam nesta quarta (31) e seguem até sexta (2), sempre das 9h às 21h, com provas nas categorias pré-infantil (9 e 10 anos) e juvenil (12 a 15 anos). A entrada é gratuita.
“Atletas, dirigentes e demais integrantes das delegações dos estados estão satisfeitos, porque a Bahia passa a fazer parte ativamente do calendário brasileiro de ginástica”, declarou o diretor administrativo da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Ary Resende, entidade organizadora do evento, que retorna ao estado após 10 anos.
O campeonato é realizado em parceria com a Federação Bahiana de Ginástica (FBG) e apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que está investindo R$ 95 mil na aquisição de material promocional e de divulgação.
“A gente não tem como mensurar um evento como esse. Quando trazemos uma competição nacional para cá, as outras ginastas se espelham. É um momento ímpar que estamos vivendo e um investimento muito importante no esporte”, afirmou a presidente da FBG, Evelin Lobo.
O campeonato tem a participação de 39 clubes dos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Bahia. No total, 134 atletas disputam a competição. A Bahia será representada por dois clubes e 11 atletas.
No estado, existem mais de 20 centros de treinamento (escolas e clubes) que promovem a prática desta modalidade. São cerca de 1,5 mil atletas de ginástica rítmica em Salvador e no interior do estado. Destaque para a baiana Keila Santos, 10 anos, atleta do clube Gorba e campeã sul-americana na categoria pré-infantil.
 
Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *