Atividade física ajuda a prevenir problemas circulatórios durante o verão

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), durante o verão, existe um aumento de 30% das doenças vasculares como, por exemplo, pés inchados, pernas cansadas e pesadas. Os problemas circulatórios são provocados por causa das altas temperaturas da estação.

A desidratação e doenças associadas ao sobrepeso, como a hipertensão e o diabetes estão entre os principais responsáveis pelas complicações vasculares durante o verão.

A prática de atividade física pode ser uma importante aliada no combate aos problemas circulatórios, uma vez que os exercícios reduzem o risco de doenças coronarianas, diabetes tipo 2 e o estresse.

“A atividade física também faz com que o corpo estimule a produção de novos vasos sanguíneos, melhorando, dessa forma, o fluxo e a circulação, evitando a inflamação das artérias, amenizando o nível de gordura no sangue e colesterol”, explica o educador físico e professor de musculação da Academia Bodytech Salvador, Marcos Vinícius.

Tanto os exercícios aeróbicos quanto os anaeróbicos são indicados para que se tenha uma melhor qualidade de vida, mas para ter resultados mais eficazes é necessário manter uma boa qualidade de sono e alimentação.

“Antes da atividade ainda é importante que se faça alongamento, de 5 a 15 minutos, preparando o sistema cardiovascular para o aumento da frequência cardíaca e melhorando sua flexibilidade para maior facilidade na execução dos movimentos”, destaca o educador físico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close