Atividade econômica de micro e pequenos empreendedores sofre queda em janeiro, segundo ISM

  • Indicador da SumUp chegou a 96,90 pontos no período, o que representa uma queda de 22,30% em relação a dezembro de 2024;
  • Em comparação a janeiro de 2024, recuo é menor: 2,10%;
  • Queda é sazonal e causada por desaceleração após festas de fim de ano e despesas que influenciam negativamente o consumo.


 Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que mede a atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros, acaba de ser divulgado pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras. Em janeiro de 2025, o ISM ficou no patamar de 96,90 pontos, registrando uma diminuição de 22,30% nas vendas de micro e pequenos negócios em relação a dezembro de 2024. Comparada a janeiro de 2024, a queda é muito mais sútil, de 2,10%.

“É natural que a atividade econômica desacelere no início do ano, junto com a queda de consumo – principalmente após meses seguidos de gastos maiores, como temos em novembro e dezembro”, comenta Lilian Parola, economista e diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina. “Além disso, janeiro é responsável por contas altas e frequentes do período, como IPTU, IPVA e despesas escolares, que levam a uma desaceleração das vendas”, completa a executiva.

Recorte por unidades federativas 
 

Na Bahia, diferente dos outros estados e do índice nacional, as vendas dos micro e pequenos negócios despontaram no primeiro mês de 2025. Com índice 110,92 pontos, o crescimento entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 foi de 13,22%. Em relação a janeiro de 2024, o aumento foi sutil, de 1,37%.
 


Sobre o ISM
O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp.

O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela empresa, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.

A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da fintech para o país, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.

Sobre a SumUp  

SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 11 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.

Jeffrey Group

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close