Artistas de Salvador levam teatro de improviso ao público na internet

Pesquisa e experimentação do improviso teatral no ambiente virtual é tema do projeto Épico (Experimentação e Pesquisa do Improviso na Cena On-line), que em fevereiro vai ocupar as redes sociais. O projeto estabelece um processo de treinamento na linguagem de improvisação teatral em formato virtual. Durante este mês, serão promovidos oito vídeos curtos de improviso, uma temporada com quatro apresentações on-line e diálogos com pesquisadores.

 

Encabeçado pelos atores-improvisadores Daniela Chávez, Fabio Vidal, Maria Clara Mendes e Ruan Passos, o projeto convida os artistas e pesquisadores Meran Vargens, Hebe Alves, Celso Jr. para debater o universo da improvisação teatral e os desafios dos tempos atuais. Os encontros ocorrerão nos dias 16, 19, 23 e 26 de fevereiro, às 19h, no Instagram da Cia Improviso Salvador (@improviso_salvador).

 

A improvisação teatral é uma linguagem baseada na técnica de criação espontânea, e não se sustenta em um texto ou em cenas previamente estabelecidas. O método consiste em interpretar algo que não foi previamente pensado, escrito ou elaborado. O espetáculo é criado no aqui-agora, junto ao público, no exato momento da apresentação.

 

Por meio de suportes audiovisuais e uso da tecnologia streaming, os atores-improvisadores Daniela Chávez, Fabio Vidal, Maria Clara Mendes e Ruan Passos, com roteiro e direção de Daniela Chávez, junto a orientação de encenação de Luana Proença, vão realizar espetáculos com técnicas, estéticas e dramaturgias baseadas na improvisação teatral. A temporada de espetáculos será realizada, ao vivo, nos dias 18, 21, 25, 28 de fevereiro, às 20h, com a interação do público pelo canal da Cia Improviso Salvador no YouTube.

 

Ao longo do mês, oito vídeos curtos e experimentais, com narrativas baseadas em processos improvisacionais, denominados Ensaio Pan, serão lançados nas redes sociais e no canal no YouTube da Cia Improviso Salvador.

 

Uma realização da Cia de Improviso Salvador, Território Sirius Teatro e Multi Planejamento Cultural, o projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Serviço

Redes sociais: https://linktr.ee/epicoonline

Ensaio PAN – 8 vídeos curtos lançados ao longo do mês nas redes sociais do projeto

 

Lives no Instagram (terças e sextas-feiras, às 19h)

16/2 – Ruan Passos convida o elenco (Daniela Chávez, Fábio Vidal, Maria Clara Mendes)

19/2 – Daniela Chávez convida Meran Vargens

23/2 – Fabio Vidal convida Hebe Alves

26/2 – Maria Clara Mendes convida Celso Jr.

 

Apresentações do espetáculo no YouTube: 18, 21, 25, 28 de fevereiro, às 20h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close