Aprenda a decifrar os códigos do pneu




Por Carros UOL

Entender a “sopa de letrinhas” é importante para não errar na decisão de compra nem na hora de apelar ao estepe.

Pouca gente tem ideia da importância dos pneus em um automóvel. Eles representam os únicos quatro pontos de contato do carro com o solo e, portanto, interferem de maneira decisiva no comportamento e na segurança de rodagem.

Entretanto, sempre que chega a hora de comprar ou fazer a troca emergencial surge a confusão: o que significa aquele amontoado de códigos, uma verdadeira “sopa de letrinhas”, no ombro dos compostos?

O elemento mais importante a se ficar atento talvez seja o chamado TWI, ou simplesmente indicador de desgaste. Trata-se de pequenos “calombos” espalhados pelos sulcos, responsáveis por mostrar quando o nível de profundidade atingiu ou superou o mínimo exigido pela legislação, 1,6 milímetro.

Para verificar se os pneus do seu veículo ainda têm margem de desgaste ou se já precisam ser trocados, basta procurar nas bandas laterais pela sigla denominada TWI, que apontará o indicador de desgaste mais próximo.

Outro ponto importante é saber identificar as dimensões dos pneus, especialmente na hora de comprar um jogo novo.

No caso do código 185/55 R16 indica os seguintes parâmetros: 185 = largura da banda da rodagem em milímetros; 55 = altura do perfil lateral em porcentagem (com relação à banda de rodagem); R = composto do tipo radial; 16 = diâmetro das rodas em polegadas.

Em um exemplo de um pneu com o código 83V. “83” se refere ao índice de carga e determina que aquele pneu suporta até 487 kg. “V”, por sua vez, pertence à tabela de índice de velocidade e significa que a velocidade máxima recomendada é 240 km/h.

O item “Traction”, dividido em quatro estágios — AA, A, B e C — mensura a eficiência do pneu para levar o carro à imobilidade em situações de asfalto ou concreto molhado. É possível encontrar, ainda, as letras P (passeio), LT (comercial leve), ST (reboque) ou T (estepe temporário).

Foto: Blog Auto Peças

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