Anvisa estuda rótulos com dados mais claros





Entender os rótulos dos alimentos não é coisa de amador. O espaço, que deveria ser de fácil entendimento de todos os consumidores, exige que as pessoas tenham no mínimo um conhecimento nutricional e tempo. Esse problema pode não ocorrer se um novo sistema de rotulagem, estudado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) seja aprovado.

Com a dificuldade de entender os índices expostos nos rótulos, os consumidores não conseguem muitas vezes identificar se o produto tem as substâncias que não podem consumir. Assim, fica difícil fazer escolhas conscientes e compatíveis com um estilo de vida mais saudável.

Conforme a Saúde Abril, três novas rotulagens são estudadas pela a Anvisa. Uma da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), outra do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a terceira da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia). Agora, ela pode escolher um modelo ou mesclar características de dois ou até dos três formatos propostos.

A partir da formulação da nova rotulagem, uma consulta pública será aberta no site da agência e todos conseguirão opinar. As mudanças nas embalagens devem ser vistas em cerca de dois anos.

Atualiza Bahia

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *