ANS lança programa de incentivo à atenção básica

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou, nesta sexta-feira (14), o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde. A iniciativa visa incentivar as operadoras de planos de saúde a desenvolverem um cuidado mais qualificado na atenção primária.

Para isso, o programa quer implementar redes de atenção ou linhas de cuidados em atenção primária certificadas por entidades reconhecidas pela ANS.

As operadoras que cumprirem os requisitos pré-estabelecidos terão direito à uma certificação, e assim poderão participar do programa. A participação é voluntária e pode acontecer de duas formas: por meio da certificação ou com a implantação de projetos-piloto que se enquadrem nessa finalidade.

Os requisitos que devem ser cumpridos pelas operadoras interessadas em participar do projeto se enquadram em seis eixos: planejamento e estruturação técnica; ampliação e qualificação do acesso; integração e continuidade do cuidado; interações centradas no paciente; monitoramento e avaliação da qualidade; e modelos inovadores de remuneração baseados em valor.

A ANS também busca firmar uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fomentar projetos na saúde suplementar por meio de recursos destinados à implementação de estruturas necessárias de atenção primária. *BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com