Alunos da Unime Anhanguera participam de ação de doação de sangue em Salvador

Alunos da Unime Anhanguera participam de ação de doação de sangue em Salvador

 
Acadêmicos do curso de Nutrição da Instituição visam promover e conscientizar sobre a importância do ato; Doação será feita nesta quinta-feira (23), às 10h30, no Hospital São Rafael (HSR) por mais de 50 alunos 

A doação de sangue é um ato de solidariedade e de extrema importância que salva vidas e melhora a saúde de muitas pessoas. A ação é crucial para tratar vítimas de acidentes, desastres naturais, e outras emergências que causam perda de sangue significativa. Cirurgias, especialmente as de grande porte, requerem transfusões de sangue para garantir a sobrevivência do paciente e o sucesso do procedimento.

 Segundo o Ministério da Saúde, uma bolsa pode salvar até quatro vidas e, por ano, são realizadas cerca de 3,3 milhões doações de sangue no Brasil. Isso corresponde a taxa de doação de 16 pessoas por mil habitantes. Mesmo que o percentual de 1,6% esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar esse índice e conscientizando mais pessoas para serem doadores regulares, mantendo assim os estoques de sangue em níveis seguros.
 A região com maior taxa de doação por mil habitantes é o Sul, com 19 doadores por mil habitantes, seguidos pelas regiões Centro Oeste (17 doadores), Sudeste (15 doadores), Nordeste (14 doadores), Norte (13 doadores).
 Pensando nessas e em diversas outras questões, e com o intuito de promover, incentivar e conscientizar a sociedade sobre a importância do ato, 50 alunos do curso de Nutrição da Faculdade Unime Anhanguera estarão no Hospital São Rafael (HSR) de Salvador para realizar a doação.

 Segundo Mônica Magalhães, professora e coordenadora da Clínica de Nutrição da Unime Anhanguera, a iniciativa visa promover saúde e bem-estar à comunidade, haja vista que o papel da instituição de ensino, é também realizar ações que geram um impacto social positivo a fim de transformar vidas e realidades.

 “Doar sangue é um gesto altruísta que demonstra preocupação e empatia pelo próximo, fortalecendo os laços comunitários. Além disso, é uma forma de reforçarmos a conscientização da população, pois campanhas ou iniciativas que envolvem a doação de sangue incentivam um espírito de voluntariado na comunidade”, indica.
 Segundo o Hemoba, Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia, em 2023, houve um aumento de 8,27% de voluntários à doação de sangue em relação a 2022. No ano passado, 173.409 candidatos compareceram às unidades de coleta, com 130.168 considerados aptos, enquanto em 2022, foram 160.164 atendimentos, com 118.806 doações efetivadas. De um ano para o outro teve um crescimento de 9,56% de bolsas de sangue coletadas.
 Por fim, Mônica esclarece que qualquer pessoa pode realizar a doação. Confira os pontos de coleta em Salvador e os critérios. O HSR está localizado na Av. São Rafael, 2152 – São Marcos, Salvador – BA, 41253-190 e o telefone é (71) 3409-8000 Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: hemoba.ba.gov.br
  Sobre a AnhangueraFundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Acesse o site e o blog para mais informações.  
 Assessoria de ImprensaDeiwerson Damasceno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close