Alimentos saudáveis da agricultura familiar são fonte de energia para os foliões do carnaval baiano

 

Tapioca, palmito, licuri, farinha de copioba, barrinhas de frutas, mel, castanha de caju e banana chips são algumas das opções de alimentos saudáveis, produzidos pela agricultura familiar da Bahia, que podem ser consumidos durante a folia, para garantir energia não só durante o carnaval, mas também nos outros dias do ano.

A nutricionista Tâmara Ferreira destaca que os produtos da agricultura familiar, a exemplo da tapioca, flocão de milho, licuri e castanhas e frutas diversas, são opções saudáveis opção saudável de alimentação também para o período de carnaval: “Dessa forma, os foliões vão ter uma alimentação adequada e saudável durante todo o período da festa, fortalecendo a imunidade, para evitar ficar doente durante a folia”.

Estado brasileiro que possui cerca de 700 mil propriedades da agricultura familiar, a Bahia se destaca na produção de alimentos saudáveis e de alto valor nutricional, a exemplo dos seguintes:

– Água de coco – Fonte de hidratação, bebida energética natural, rica em vitaminas e minerais.

– Açaí – Rico em vitaminas  C, B1, B2 e antioxidantes. Fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e o colesterol. Rico também em carboidratos, que fornecem energia necessária ao bom funcionamento do nosso organismo.

– Banana – Fonte de potássio, que fortalece os músculos, diminui as câimbras, a fadiga e a apatia mental. Rica em aminoácidos, precursor da serotonina, que funciona como regulador do sono e do humor e auxilia na prevenção de distúrbios emocionais.

– Ovo – Rico em ferro, proteína e vitaminas B.

– Hortaliças (couve, espinafre, rúcula, alface…) – Ricas em minerais, fonte de cálcio, vitaminas A e C, fibras e proteína.

– Mel – Alimento energético, rico em glicose e frutose, aumenta a disposição e combate o cansaço. Fonte de vitamina C e B e minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio.

– Chocolate – O chocolate com maior teor de cacau é rico em flavonóides, que fazem bem ao coração. Possui um estimulante natural chamado teobromina que dá mais energia e melhora o humor.

Agricultura familiar na capital baiana

Em Salvador, produtos da agricultura familiar baiana podem ser encontrados em lojas como o Grão de Arroz (Pituba), Viva o Grão (Corredor da Vitória, Pituba e Vilas do Atlântico), Saúde na Panela (Pituba), rede de supermercados Walmart, Todo Dia e Almacen Pepe (Pituba), Bodexpress (Imbuí), Mercado do Rio Vermelho e na Rede Moinho, que funciona na Feira Agroecológica da Universidade Federal da Bahia (UFBA/Ondina), todas às sextas-feiras, das 7h às 13h. *SDR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *