Ação que promove a economia circular arrecada quase 1,2 tonelada de resíduos plásticos em Candeias
O Plastitroque, projeto socioambiental da Braskem e realizado em escolas municipais das comunidades de Madeira e Vila Esperança (Pasto de Fora), beneficiou cerca de 300 pessoas de forma direta e indireta
Foto: Divulgação
Quase 1,2 tonelada de resíduos plásticos foi arrecadada e trocada por mais de 1400 itens de alimentos, materiais escolares e produtos de higiene e limpeza, durante as ações do Plastitroque, projeto socioambiental da Braskem, nas escolas municipais Padre José de Anchieta e Pasto de Fora, nas localidades de Madeira e Vila Esperança, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Realizada de terça a quinta-feira (11 a 13/06), a iniciativa beneficiou cerca de 300 pessoas, além de 72 crianças que participaram das oficinas de Educação Ambiental.
Por meio de dinâmicas e palestras, o Plastitroque trabalha a educação ambiental e valorização do plástico. O participante leva resíduos plásticos e troca por moedas fictícias chamadas de plasticoins, com base no peso dos materiais (300g de plástico = 1 plasticoin). Estas moedas dão direito à troca por produtos como alimentos e itens de higiene e limpeza.Já as oficinas de educação ambiental destacam temas relevantes que, além de educar, motivam a comunidade escolar a coletar os resíduos e se engajarem na ação.
A dona de casa Andressa Lima Lopes da Silva foi uma das moradoras da comunidade de Vila Esperança que participaram da ação. “Eu soube do projeto através da palestra que assisti com minha irmã. A partir daí a gente começou a arrecadar os produtos recicláveis e hoje a gente trocou pela cesta básica. Esses produtos vão ajudar muito em casa”, afirma. Para Lucinaldo Santana da Costa, de 39 anos, a ação também trouxe muitos benefícios. “Eu peguei 129 moedas e troquei por produtos. A ação foi boa porque todos se conscientizam que estão fazendo algo bom para o meio ambiente e se beneficiam também”, garante.
Para a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, os resultados da ação reforçam o impacto positivo da economia circular, com o consumo consciente, o descarte correto de resíduos e a reciclagem. “Com a realização do Plastitroque nas comunidades vizinhas às nossas operações industriais, buscamos promover uma mudança da mentalidade da população, conscientizando as pessoas sobre o conceito de economia circular e a importância da reciclagem. Assim, os resíduos plásticos geram benefícios para os participantes e renda para os catadores parceiros”, explicou.
Os resíduos recolhidos nas duas ações foram destinados à Cooperativa de Materiais Recicláveis em Camaçari (Coopmarc), gerando renda extra para os catadores. “É uma satisfação participar desta parceria com a Braskem para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Esse é o papel da Braskem e da Cooperativa, preservar a vida e futuras gerações”, ressalta Antônio Moreira Reis, cooperado da Coopmarc.
‘É uma satisfação receber esse projeto da Braskem aqui na escola. As crianças e as famílias ficaram bastante animadas em participar e se conscientizarem sobre a importância da reciclagem”, destaca Geysa Pimentel da Silva, diretora da Escola Municipal Padre José de Anchieta, na localidade de Madeira.
Promovido desde 2019 pela Braskem, o projeto conta com oito edições realizadas em Camaçari, Candeias e Dias D´Ávila, que somam, até hoje, quase 10 toneladas de itens plásticos arrecadados e mais de 1,8 mil participantes diretos. No período, foram distribuídos 18,5 mil produtos, entre alimentos, itens de higiene e limpeza, entre outros. Mais de 860 pessoas participaram das oficinas de Educação Ambiental.
Rafael Veloso