33ª CIPM participa do II Curso de Mantrailing na Bahia

Do dia 16 ao dia 21 de dezembro, foi realizado o Curso de Mantrailing que consiste na busca de pessoas com cães através do odor específico, no Batalhão de Polícia de Choque, através de instrutores renomados pertencentes ao Grupamento de Busca e Resgate Brasil, como Ana Beatriz Albernaz, fundadora do grupamento e responsável por trazer a técnica oriunda da Virgínia nos EUA para o Brasil desde 2004.

A instrução conta com a participação de Policiais e Cães da COC (Canil Central da PMBA) e Canis Setoriais da PMBA, além da PMSE, PMMG, PCBA, PCSE, profissionais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e Alagoas, de Militares do Exército Brasileiro, Polícia Penal de Roraima, além de adestradores civis.

Os alunos tiveram instruções teóricas e práticas, com simulações de casos reais em localidades com grande circulação de pessoas em Salvador, com os cães das Raças Blooudhound, Pastor Alemão, Pastor Belga _Malinois e Border Collie .

As atividades foram realizadas no Batalhão de Polícia de Choque, na Força Aérea Brasileira, na COE da Polícia Civil, no Batalhão de Polícia do Exército, bem como nas localidades da Praia do Flamengo, Dique do Tororó, Pelourinho, Elevador Lacerda e Igreja da Conceição.

O Curso finalizou nesta data, com a realização da prova de certificação dos cães, no 19º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro. Onde Grupamento de Operações com Cães de Valença-BA conseguiu a certificação dos seguintes cães:

Nível I
– Brunna da Raça Bloodhound.

Nível II
– Blood da raça Bloodhound.
– Surah da raça Bloodhound

Assim, juntamente com os SEIS Cachorreiros que concluíram o curso como condutores em nível II, ficando Policiais e Cães, aptos para atuarem em ocorrências de buscas de pessoas por odor específico em ambiente urbano e rural.

Destaca-se que a Bahia tem atualmente a Cadela Kira, da Raça Pastor Belga Malinois, do Canil Setorial da 33ª CIPM/ Valença, a única no Norte/Nordeste com Certificação Nível III, além de única que atuou em caso real.

A técnica é de ampla e diversa aplicação, podendo ser empregada na busca de pessoas desaparecidas e suspeitos homiziados em área rural ou urbana, pode auxiliar na elucidação de crimes, e outras situações. *33ª CIPM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close