26ª edição do Palco Giratório chega na Bahia
Espetáculos de artes cênicas circularão por 25 estados e o Distrito Federal. Circuito terá 404 apresentações e 264 cursos e oficinas até dezembro
“Herança” (Pablo Bernardo) |
Maior projeto de circulação de artes cênicas do país, a 26ª edição do Palco Giratório chega na Bahia, nesta semana. Amanhã (21), às 20h, o Teatro Sesc Casa do Comércio recebe a Cia. Burlantins (MG) com a peça “Herança”, que celebra os 50 anos de carreira de mineiro Maurício Tizumba. O espetáculo cênico-musical retrata a busca e o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra. Maurício Tizumba, ator, compositor, cantor, multiinstrumentista, diretor musical e capitão de congado, é um dos homenageados do Palco Giratório em 2024. Sua trajetória artística é baseada no diálogo entre diversas linguagens e entre a arte e as manifestações populares tradicionais da cultura afro-brasileira.
No dia 28/08, às 15h, em Salvador, haverá a apresentação de “Mundos”, uma viagem musical pelo mapa mundi guiada por canções da infância dos cinco continentes, com o Grupo Maria Cutia de Teatro (MG), uma peça para o público infanto-juvenil. No dia 31/08, o espetáculo será apresentado em Feira de Santana.
A programação do Palco Giratório na Bahia seguirá nos meses de agosto, outubro e novembro. O projeto circulará pelas Unidades do Sesc em Salvador, Feira de Santana e pela primeira vez em Alagoinhas.
O Palco Giratório circula até a dezembro com 404 apresentações e 264 cursos e oficinas, realizadas por 17 grupos artísticos. Espetáculos de teatro, dança e circo compõem a programação dessa edição, que alcançará 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal.
“O Palco Giratório deste ano traz espetáculos de diversas temáticas, que retratam importantes questões em debate na sociedade, como a musicalidade, a intergeracionalidade, a negritude, a acessibilidade e a inclusão. O circuito também destaca o trabalho de Amir Haddad e Maurício Tizumba, artistas que contribuem para o cenário das artes cênicas brasileiras há mais de meio século”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.
“Mundos” (Tati Motta) |
Sobre o palco Giratório
O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. O projeto já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.
Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.
Serviço
Palco Giratório
Programação:
“Herança”
Data: 21 de agosto
Horário: às 20h
Local: Teatro Sesc Casa do Comércio (Salvador)
Programação:
“Mundos”
Data: 28 de agosto
Horário: às 15h
Local: Teatro Sesc Casa do Comércio (Salvador)
Programação:
“Mundos”
Data: 31 de agosto
Horário: às 15h
Local: Centro Cultural Sesc Feira de Santana