Estudos apontam que profissionais com pós-graduação podem aumentar salário em até 118%

De acordo com pesquisa da Catho Educação, profissionais de vários níveis hierárquicos apresentam ganhos consideráveis após investirem em cursos de pós-graduação

Em diferentes níveis de trabalho, a dedicação aos cursos de especialização e pós-graduação dão um retorno mais que satisfatório. De acordo com uma pesquisa recente, realizada pela Catho Educação com a colaboração de mais de dois milhões de entrevistados em 25 mil empresas brasileiras, o aumento salarial de pessoas que investem em cursos de pós-graduação, como especialização e MBA, pode chegar até 118%.

Segundo a 54ª edição da Pesquisa Salarial, profissionais que atuam em cargos de coordenação, por exemplo, podem aumentar seus salários em 53,7%, se realizarem um curso de pós-graduação, e em 47,4%, se fizerem mestrado ou doutorado. No cargo de analistas (em áreas como marketing ou jurídico), o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%. Profissionais técnicos (como enfermeiros ou assistentes de informática) veem seus ganhos aumentarem em 10% com o investimento em especializações.

Na esfera empresarial, os profissionais já estão bem atentos em relação aos diferenciais trazidos pelas especializações e MBAs. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria de carreira gaúcha Produtive, que entrevistou cerca de 400 executivos, 68% da categoria já cursaram ao menos um curso de MBA ou especialização. Salários ainda maiores estão entre aqueles que se dedicaram aos cursos de mestrado ou doutorado. Em épocas de crise, em que os empregos disponíveis têm se tornado disputados, realizar um curso de pós-graduação, além de possibilitar ganhos salariais, surge como algo que pode diferenciar o profissional dos seus pares.

Oportunidades na área do Direito

Atentas a essas demandas, instituições de ensino superior oferecem um amplo cardápio de cursos de pós-graduação, em Salvador. É o caso da Faculdade Baiana de Direito, que dispõe de 10 diferentes especializações, que são dedicadas ao estudo de temas específicos da área jurídica. Entre as opções, estão cursos cujos temas estão em alta como Direito Digital e Direito Previdenciário, este último altamente em voga devido às discussões em torno das mudanças que deverão ser trazidas ao público pela Reforma da Previdência.

Para estudantes de Direito, o instituto também oferece cursos como Ciências Criminais, que discute questões polêmicas a respeito do Direito Penal; Direito Tributário, curso lato sensu que debate temas relacionados a taxação no país; e Direito e Processo do Trabalho, que abrange todas as disciplinas fundamentais relacionadas à matéria. Estudantes de áreas vizinhas ao Direito podem se interessar também pelo curso Compliance, Governança e Riscos, que visa introduzir o profissional ao conjunto de disciplinas para cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa.

Gestão e negócios

Além destes, cursos de pós-graduação na área administrativa e de gestão de negócios e pessoas surgem como boas oportunidades para obter maior destaque no mercado e possibilitar ganhos salariais. A Baiana Business School, projeto da Faculdade Baiana de Direito, oferece seis cursos de MBA e especialização na área administrativa, conciliando rigor acadêmico e nível técnico. Um dos exemplos é o MBA em Gestão de Pessoas e Equipes de Alta Performance, que tem o objetivo de formar profissionais com capacidade de liderar e gerir pessoas que irão contribuir para o desenvolvimento integrado de pessoas e organizações.

Há também o MBA em Inteligência de Mercado, Marketing Estratégico e Mídias Digitais, que visa ajudar os alunos e construir uma visão sobre os processos que compõem a inteligência de mercado, envolvendo ferramentas da tecnologia da informação de marketing. Outro caso é o MBA em Gestão de Projetos, que trabalha com os estudantes questões que envolvem o gerenciamento de projetos, programas e portfólios de acordo com as melhores práticas internacionais.
A inscrição para os cursos de pós-graduação oferecidos pela Faculdade Baiana de Direito vão até a última semana de abril e podem ser feitas por meio do site da instituição. *LK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close